Alpalhão, Terra de Valor


Alpalhão é uma vila velhinha situada em pleno Alto Alentejo,no concelho de Nisa, distrito de Portalegre. Vila velhinha com uma rica história que quer ser conhecida por todos...

Os nossos bordados e trajes típicos são únicos. O (nosso) traje é composto por xaile, avental e algibeira bordados a matiz, e saia em feltro com aplicação em feltro. As (nossas) esculturas de granito são únicas. Esculturas esculpidas pelo homem. Esculturas esculpidas pela mãe natureza. (Seremos a capital do granito?) Os nossos monumentos são únicos.

Somos ricos em gastronomia. As mijoninhas, os bolos de festa (bolos fintos), as boleimas de açúcar e canela, o arroz de cachola (arroz feito com sangue de porco) fazem as delicias de quem por cá passa, e por quem por cá permanece. Somos uma terra de enchidos. De enchidos de fabrico tradicional e local.

Os nossos museus são um álbum de memórias. São um reviver do passado das nossas gentes. A Casa Museu é uma casa típica alpalhoeira que nos remete para o antigamente,  e que guarda os ofícios que tão caraterizam a nossa terra. A Casa do Brinquedo guarda as memorias da infância livre. Da infância vivida com pouco. Da infância saudável. O Museu da Misericórdia guarda a nossa herança de arte sacra.

Alpalhão é uma terra de tradições. Tradições religiosas. Tradições pagãs. Tradições ancestrais.

Temos uma restauração que sabe receber. Que sabe servir. Somos um povo que sabe acolher.
















0 Comments

Follow Me On Instagram